terça-feira, 30 de agosto de 2011

Keter projeta usina de biomassa em Pacajus


Usina de biomassa em Pacajus vai gerar energia elétrica a partir de cama de frango (esterco) e capim elefante
CID BARBOSA

Para conhecer o novo modelo de geração de energia de biomassa, Cid Gomes irá à Eslovênia, na próxima semana

Um dos Estados pioneiros na geração de energia eólica, solar e já com estudos para produção de eletricidade a partir das marés, o Ceará inicia no primeiro bimestre de 2012, uma nova experiência na geração de energia de biomassa, a partir de cama (esterco) de frango e capim elefante. Com tecnologia eslovena, a Keter Brasil projeta construir no município de Pacajus, distante 48 quilômetros de Fortaleza, uma usina de biomassa, com capacidade instalada para geração de cinco megawatts/hora (MW/h) de energia elétrica.


"O projeto (da ordem de R$ 70 milhões) está na fase de aprovação bancária, no BNB", informa o empresário Alexandrino Diógenes, diretor da Keter Brasil. Segundo ele, a energia gerada será consumida próxima à área de produção, no distrito industrial de Pacajus, o que, conforme disse, torna o projeto competitivo, em relação aos demais fontes de energia renováveis, já que não precisará de grandes linhas de distribuição, além do que ocupa pequenas áreas.

Aclimatação

A unidade do Ceará será modelo para o Brasil", aposta Diógenes, que acompanhará o governador Cid Gomes, em viagem, à Eslovênia, nos próximos dia 9 e 10, quando participarão da inauguração de uma usina semelhante e do Fórum Estratégico de Bled, em Liubiliana, capital da Eslovênia.

Convidado pelo ministro das Relações Exteriores da Eslovênia, Cid Gomes, ministrará palestra no Fórum, onde irá expor as potencialidades econômicas e, sobretudo, os recursos energéticos de que o Ceará dispõe, como os ventos, o sol, as marés e a biomassa.

A viagem, que deverá começar no próximo dia 6, inclui ainda, visitas a Portugal, Espanha e República Tcheca.

Na Europa, relatou o governador, ele irá prospectar fábricas de máquina e equipamentos para perfuração de túneis subterrâneos, à construção do metrô da linha leste, que interligará o centro ao Fórum Clovis Beviláqua, via avenida Santos Dumont. Essa máquina usa a tecnologia "shield", que opera como um "tatuzão", cortando o solo sem danificar a superfície", explicou Cid Gomes.

O governador disse, ainda, que irá convidar seleções de futebol na Europa, para que venham se "aclimatar no Ceará, antes dos jogos da Copa".

CARLOS EUGÊNIO
REPÓRTER


Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1034200 <acessado em 30/08/2011 às 08:14>

Nenhum comentário:

Postar um comentário